A BE desafiou as escolas do Agrupamento para a realização de actividades no âmbito dos direitos dos animais.
No Pré-escolar, cada sala elegeu um animal; numa cartolina retratou esse animal utilizando os materiais diversificados; foram registadas as emoções, sentimentos, expressões das crianças em torno da defesa dos animais, no cartaz.
No 1º ano, cada turma recolheu imagens variadas sobre animais. Essas imagens foram coladas numa cartolina (cartaz). Conversou-se sobre esses animais e as crianças relataram vivências em torno dos animais; Elegeu-se uma frase “defensora” relativa aos direitos dos animais; esta foi registada na cartolina; cada aluno escreveu o seu nome no cartaz.
No 2º ano, perante o seguinte título “Deveres e responsabilidades do dono”, cada turma construiu um cartaz evidenciando situações (imagens ou desenhos) em conformidade com as orientações implícitas no título. Cada situação foi legendada com uma frase.
No 3º ano, tendo presente o Artigo 4º dos Direitos dos Animais “Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e a reproduzir-se”, cada turma elaborou um cartaz com variadas espécies selvagens (imagens ou desenhos) no seu habitat, registando ideias defensoras sobre estes animais e ou denunciando maus tratos (ex - morte de animais por causa dos casacos de pêlos….).
No 4º ano, tendo presente a seguinte interrogação “Que cuidados devemos ter em conta antes de adquirir um animal?”, cada turma elaborou uma breve listagem de cuidados e construiu um cartaz com imagens / desenhos de animais, ilustrando esses mesmos cuidados.
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