quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Construindo marcadores na BE

Os livros são importantes... encerram tesouros que devemos preservar; na nossa escola, todos temos o direito de usar e usufruir dos livros sempre em bom estado de conservação. Estas são mensagens de construção de identidade que, na biblioteca, os alunos ouvem, consciencializando-se da necessidade de sermos responsáveis  e respeitarmos os "bens" da escola, de cuidarmos deles, como se fossem nossos. Afinal, eles estão ali para nos servir!!! E são nossos!!!
Usar marcador para seleccionar os livros na estante aquando do empréstimo domiciliário, usar marcador quando em casa estivermos a ler e necessitarmos de interromper a leitura - foram as regras relembradas mas também apreendidas pelos novos alunos. "Assim, mantemos os nossos livros sempre em bom estado," disseram alguns alunos, em jeito de sistematização.
Os alunos desenharam e pintaram num rectângulo de cartolina; uns quiseram retratar personagens preferidas de histórias conhecidas, outros mostraram habilidades específicas, outros desenharam  e pintaram letras, designadamente, na palavra biblioteca ... e outros foram mais longe, quiserem revelar o quanto estimavam e gostavam de estar na biblioteca e, então, num exercício de "palavra puxa palavra", eis que retrataram emoções:
 "Hoje fui à Biblioteca / Biblioteca cheia de livros /Livros que me encantam / Encantam e fazem sonhar / Sonhar com muita alegria / Alegria de conhecer /Conhecer novos mundos / Mundos que eu quero melhorar!"          

Sem comentários:

Enviar um comentário