segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A BE nas Correntes d´Escrita

A BE nas Correntes d´Escrita
Numa iniciativa paralela às Correntes d´Escrita, as Bibliotecas Escolares do concelho da Póvoa de Varzim apresentaram diversos projetos de leitura e escrita, espelhando as respetivas dinâmicas na promoção da leitura e escrita.
As apresentações de cada Biblioteca Escolar refletiram as idiossincrasias das diferentes realidades ali presentes. Assim, se umas valorizaram experiências de leitura direcionadas para os “mais pequeninos”, outras mostraram o quanto se pode fazer, com um público “mais velho”, em prol da escrita; se umas privilegiaram uma vertente de articulação da leitura com outras áreas de saber (TIC, plástica, matemática), outras associaram o prazer de ler ao sabor e cheiro do chocolate; se umas revelaram a ação criativa a partir de uma bolsa de colaboradores da biblioteca, outras apostaram em concursos que projetavam talentos.
Nós, Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar, quisemos mostrar o nosso projeto de leitura, “Construindo Leitores”, um projeto estruturante e globalizador, e realçamos a ação da biblioteca escolar na implementação das diferentes dinâmicas que operacionalizam este projeto.
Todas estas experiências de leitura e escrita revelaram, claramente, o colorido das nossas diferenças na resposta às exigências e necessidades da escola, e mais do que deixar uma visão dicotómica das realidades, como se fossem fragmentos, deixaram bem patente que a BIBLIOTECA ESCOLAR é “tudo aquilo” e que coexiste em atividades interativas e complementares, assumindo-se, cada vez mais, como um pilar fundamental na promoção da leitura e da escrita.
Foram, sem dúvida, momentos enriquecedores, momentos que nos permitiram sair mais atualizados, com uma bagagem mais apetrechada de contributos e fundamentos para as nossas práticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário