quarta-feira, 15 de março de 2017

Mascots on their travels - An etwinning project

A turma do 1º ano da escola de Refojos aderiu ao projeto "Mascots  ontheir Travels". Trata-se de um projeto que decorre ao longo de todo o ano e é muito interessante. Senão vejamos:
Uma mascote de cada turma participante, de diferentes países (Grécia, Polónia, Inglaterra, Itália, Espanha, Eslovénia, Turquia) circula pela Europa, com paragens nas escolas,  transportando consigo costumes do seu país e dando a conhecer a realidade das turmas participantes (como são as aulas, os eventos em que as turmas participam, as festas das escolas...). Tudo isto é registado num diário que acompanha a mascote.
A mascote da turma RF1, como não podia deixar de ser é um ursinho "O Castanhinho", isto é, o "Brownie". Este ursinho simboliza as brincadeiras e os momentos muito informais que os alunos. à entrada no 1º ciclo, ainda transportam consigo.
Já estiveram connosco, na escola de Refojos, a mascote da Eslovénia, a Lili, a mascote da Turquia, o Hodja e a mascote da Espanha, a África. Todos eles com histórias magníficas para nos contar e com imagens elucidativas sobre os meninos e meninas de cada turma.
Eis algumas imagens:

O "Castanhinho"

O nosso diário:


A Lili... representa um animal que vive nas grutas escuras da Eslovénia chamado Proteu. Para quem não sabe, o Proteu é o nome científico de uma salamandra sem cor que vive em estado larval, cega, na completa escuridão da gruta. 

O Hodja... veio da Turquia. É uma figura muito popular do folclore turco. É descrito como um homem barbudo, de turbante e que viajava sempre montado num burro. Há muitas lendas e histórias à volta desta personagem. Em algumas ele é apresentado como sendo um tolo mas noutras ele é um sábio. No entanto, a característica mais importante é que o Hodja consegue mostrar as coisas de um ponto de vista diferente do que acontece com a maioria da pessoas


África... vem de Ceuta, Espanha, com o seu traje a rigor. E conta-nos histórias muito interessantes deste continente.


Sem comentários:

Enviar um comentário