segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Oficinas de Escrita: retrato físico e psicológico

Retrato físico e psicológico... algumas produções:


O Pai Natal

A pessoa que eu vou retratar é o Pai Natal.
O Pai Natal é uma pessoa com uns cabelos curtos e brancos como o linho. Tem a pele macia e clara como a neve que cai do céu. Tem o rosto redondo como a gema de um ovo cozido. O seu nariz é bem feito. A boca é risonha com uns lábios grossos e pequenos. O Pai Natal é gordo como uma bola, mas de estatura média, como um adulto, com pernas e braços longos. Também tem longas barbas velhas e brancas tão fofas como as nuvens.
Usa quase sempre uma camisola vermelha como o morango maduro acabado de recolher da horta, e é igualzinha à cor das calças. Usa também e, muitas vezes, um gorro vermelho com um pompom na ponta que é tão branco como uma folha de papel.
O Pai Natal é meigo e tem o dever de entregar as prendas a todos os países e a todos os mundos. Ele é muito importante para mim e todos os Natais espero receber a sua prenda!

Gabriela RF4
A minha professora

A minha professora chama-se Carina, tem 40 anos mas parece que tem vinte! Vive em Apúlia com os seus dois filhos e com o marido.
Ela é alta e elegante, tem o cabelo negro como o cair da noite e fica-lhe pelos ombros. Os olhos dela são pequenos e arredondados, tem o nariz pequeno mas um bocado bicudo como o do Pinóquio, também tem boca pequena e os seus lábios são carnudos como uma cereja. O rosto é arredondado como a lua cheia. A voz é suave como o cantar de um rouxinol.
Gosta de se arranjar muito bem e hoje traz vestido, uma camisola um pouco larga, umas calças de ganga um bocado justas e umas botas castanhas.
A professora Carina é muito simpática, trabalhadora, sincera, carinhosa, amorosa, responsável e gosta de ajudar os outros, como eu!
Adoro a minha professora, tal como ela é!
TE4
A Constança

A pessoa que vou retratar chama-se Constança e é uma minha amiga, na escola.
A Constança tem cabelos médios e de cor castanho claro, como a areia da praia. A sua pele é clara como a luz do dia. Os seus olhos são meio verdes como as folhas das árvores. O seu nariz é curto e bem feito. A sua boca risonha tem lábios finos. Apresenta uma estatura alta, como uma montanha. As suas mãos são macias com dedos curtos e finos.
A Constança é uma menina muito alegre e a sua alegria contagia toda a gente. Ela, às vezes, é um pouco teimosa mas todos somos assim. É uma menina bondosa que gosta de ajudar toda a gente.
O seu vestuário é colorido e variado. Ela costuma vestir: saias, vestidos, calças e calções.
Esta minha amiga Constança é muito atenciosa e eu gosto muito dela.
Bia RF4
A Bia

A pessoa que eu vou descrever chama-se Bia e tem nove anos. Faz anos no dia 17 de Setembro.
A Bia tem um cabelo comprido e é loira da cor do sol. Costuma andar com o cabelo preso. Ela tem um rosto oval e magro mas muito bonito. A sua pele é clara, macia como a de um bebé. Os seus olhos são esverdeados da cor de uma erva a nascer. O nariz da Bia é bem feito, é arredondado. Os seus lábios são finos e risonhos. Ela é alta e esguia como uma árvore. E as mãos são bem habilidosas.
Esta minha amiga é simpática, atenciosa mas um pouco teimosa. Ela é muito desportista, e quer formar-se na área de desporto.
A Bia varia muitas vezes no estilo de vestir mas ela diz que prefere a roupa desportista. Calça o número 36 ou 37 e anda sempre com sapatilhas ou botas muito engraçadas.
A Bia é uma amiga e companheira que está sempre comigo nos bons e maus momentos. E eu quero preservar para sempre esta amizade com a minha querida Bia.
Constança RF4

A minha irmã

Eu vou falar-vos da minha irmã. Sabem ela é…
A Sofia, a minha irmã, tem a face arredondada como uma lua cheia. Ela tem cabelo comprido, encaracolado nas pontas e brilhante como o sol. Tem uns olhos castanhos como o chocolate. O seu nariz é arredondado, fofinho e pequenino como uma formiguinha. A boca sorridente que ela tem não deixa ninguém descontente, pois tem uns lábios delgados e vermelhos como uma cereja e uns dentinhos de ratinho. Da sua boca maravilhosa sai uma tenra e suave voz pela qual ela fala, suplica… O corpo é claro e frágil como seda, gorducho e pesado como uma coração quando está cheio de amizade.
A minha irmã é simpática e amiga pois tem um coração de ouro… mas, às vezes, é egoísta.
Ela gosta muito de usar vestidos mas também, calças, camisolas e fatos de treino. Ela costuma vestir roupas coloridas e confortáveis.
Para mim, ela é o amor da minha vida. A Sofia estará sempre no meu coração mesmo quando consegue ser marota!
Marina TE4

Sem comentários:

Enviar um comentário