quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Ao jeito de...

Durante as leituras que fui fazendo pelas escolas, fui também desafiando os alunos para a escrita ao jeito dos autores que ia apresentando.

O Cristiano Carvalho da turma do 4º ano da Escola Básica do Fieiro respondeu ao desafio e eis o texto que construiu ao jeito de Iris van der Heidi:

De mão em mão
Era uma vez um menino chamado Gonçalo que tinha um furador. Ele achava que aquele furador não servia para nada. E estava muito aborrecido porque queria brincar e nada servia para ele se entreter.
Então, viu a Rafaela a brincar com um boomerang. Ela atirava e apanhava o boomerang, atirava e apanhava sempre. O Gonçalo aproximou-se e disse:
- Ó Rafaela, queres este furador em troca do teu boomerang? Cada vez que que furares uma folha consegues ver o futuro!
A Rafaela ficou tão entusiasmada que aceitou logo. O Gonçalo afastou-se e começou a lançar o boomerang mas ele não voltava. O rapaz foi apanhá-lo e atirou –o de novo e mais uma vez o boomerang não voltava; e mais outra e mais outra.
- Este boomerang está estragado! – resmunga o Gonçalo.
Ao longe, vê o Rodrigo a brincar com um helicóptero telecomandado. Como ele gostaria de ter aquele brinquedo!
- Ó Rodrigo, queres trocar esse helicóptero telecomandado por este boomerang? Se o lançares transformas-te no animal que quiseres.
O Rodrigo ficou todo entusiasmado e pegou logo no boomerang. Por sua vez, o Gonçalo pegou no comando mas o helicóptero não voava, por mais tentativas que fizesse o helicóptero não saía do chão.
Ao fundo da rua, ia a passar o Cristiano com um kit de pintura com folhas, lápis de cor e um bonito e vermelho portefólio.
Diz logo o Gonçalo:
- Ó Cristiano, queres trocar este helicóptero telecomandado por esse teu kit de pintura? Cada vez que o puseres a voar consegues entrar dentro dele e ir para onde tu quiseres!
O Cristiano aceitou e foi a correr para casa. O Gonçalo ia a começar a pintar quando regressa o Cristiano que lhe diz:
- Gonçalo! Esqueci-me de te dar este furador que é muito útil. Sempre que acabares a tua pintura furas a folha e, assim, podes colocá-la nesse portefólio vermelho.
E o Gonçalo divertiu-se a valer.!

Sem comentários:

Enviar um comentário