domingo, 4 de outubro de 2015

Formação de leitores

A formação de leitores começa desde cedo

Nada como iniciar este novo ano letivo apelando à promoção da leitura com os mais pequeninos,

"Leitura em vai e vem" na educação pré-escolar no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar


"Um novo estudo analisou a fundo a complexa - e em alguns pontos surpreendente - relação entre o crescer a ouvir ler livros e o desenvolvimento linguístico. Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi a de que as crianças mais expostas a livros e à leitura em casa mostram uma diferença significativa de atividade em áreas do cérebro que processam associação visual, mesmo que a crianças estejam apenas a ouvir ou não haja imagens nos livros.
Quando as crianças estão a ouvir histórias, estão a imaginar na sua mente", explica Hutton. "Por exemplo, 'o sapo saltou por cima do tronco'. Eu já vi um sapo, eu já vi um tronco, como é que isto será?"  Os diferentes níveis de ativação cerebral, disse, sugerem que uma criança que tem mais prática a desenvolver estas imagens visuais terá uma maior probabilidade de desenvolver habilidades que a ajudarão a produzir imagens e textos próprios mais tarde.  "Ajuda-os a perceber qual o aspeto das coisas e poderá ajudar na transição para livros sem imagens," disse. "Irá ajudá-los a ser melhores leitores mais tarde porque desenvolveram essa parte do cérebro que os ajuda a perceber o que se passa na história."  
O investigador acredita que o livro poderá ajudar também a estimular a criatividade de uma forma que a televisão não consegue. "Quando lhes mostramos um vídeo de uma história, será que estamos a cortar um pouco o processo?" pergunta. "Estamos a tirar-lhes o trabalho? Eles não têm de imaginar a história; está apenas a ser-lhes dada."  
O artigo completo encontra-se em:

Sem comentários:

Enviar um comentário