terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como foi em novembro na BE... alguns trabalhos...

As turmas RF2A e AL2 participaram no podcast com a Lengalenga do vento de Maria Alberta Menéres
Turma RF2A

Turma AL2



Participaram na sessão de leitura, "O dragão irritante" de Julie Sykes os seguintes grupos JIAG1, JIAG3, JINA, JIAL
O trabalho de JIAG1:







Participaram na Oficina de escrita as seguintes turmas: RF3, AG3, TE3, FI3, RF4A e RF4B
Eis alguns dos trabalhos...
OUTONO
O outono é uma estação do ano que começa no dia 21 de Setembro e acaba no dia 21 de Dezembro.
Nesta época do ano, as primeiras chuvas começam a aparecer e com as suas gotas de água que caem no chão fazem poças de água. Quando termina a chuva gosto de ir chapinhar nessas poças! O frio surge e com ele o vento começa a soprar com alguma força levando tudo pelo ar, vira os guarda-chuva ao contrário e até levanta as saias às senhoras! As nuvens começam a ser muitas, todas juntas tapam o sol e às vezes formam desenhos no céu. As nuvens podem ser cinzentas claras, cinzentas escuras e brancas. Quando algumas nuvens se juntam há choques e isso chama-se trovoada. A trovoada pode provocar curtos circuitos por toda a cidade.
As folhas mudam de verde para amarelo, laranja, vermelho ou castanho e depois caem das árvores para o chão e quando isso acontece parece que formam tapetes coloridos. As árvores ficam despidas e parecem estar tristes até voltarem a ter folhas outra vez. As praias parecem estar desertas e quando algumas aves pousam na areia, fazem pegadas. A vegetação fica muito triste e parece estar morta.
As castanhas começam a cair dos castanheiros e está na hora de as comermos. Acontece igual com aos dióspiros. As vindimas, fazemo-las para com as castanhas podermos beber o vinho novo.
As andorinhas e as cegonhas emigram para lugares mais quentes e os outros animais vão para as suas tocas e alguns até hibernam.
No Outono regressamos à escola, agasalhamo-nos e comemoramos o S. Martinho.
O Outono é uma estação bonita


Mariana Figueiredo AG3
O outono
O outono é uma das quatro estações do ano. Começa no dia 21 de setembro e acaba no dia 21 de dezembro.
Nesta época, a chuva começa a cair com alguma intensidade fazendo poças de água, nas quais algumas crianças adoram chapinar. As pessoas apressam-se a acender as suas lareiras assim que o primeiro frio bate à porta. Deitam-se no sofá cobrindo-se com um cobertor. Só apetece ficar na caminha todo o dia! O vento sopra frio! As pessoas têm de sair de casa já com alguns agasalhos, bem quentinhos. Nuvens no céu cobrem o sol porque uma grande carga de água está prestes a chegar!
As folhas caem das árvores parecendo uma nave mal tripulada, deslizando no chão! As árvores ficam com os seus braços espetados para cima porque estão tristes. A multidão pelas janelas vê a vegetação triste. O verde começa a desaparecer e as flores parecem ter morrido, mas apenas murcharam.
Castanhas saborosas caem dos ouriços! Hum! Que bom castanhinhas assadas! Há marmelos para fazer a saborosa marmelada! Os jovens fazem as vindimas, pisando as uvas e depois provando o vinho novo. Recolhem-se outros frutos para se guardar nas fruteiras ou nas despensas.
As andorinhas e as cegonhas emigram para países quentes para fazerem os seus ninhos, para se aconchegarem e para procurarem alimentos. Outros animais preparam-se para hibernar enquanto outros, ainda, se escondem nas suas tocas.
As crianças regressam à escola. Que bom é o cheirinho dos livros novos. E na escola, fazem-se imensas festas, como o S. Martinho e o Halloween.
Eu adoro o outono! É divertido e é uma das estações em que eu mais aprecio a natureza.

Beatriz Frasco Alves – RF4A




O outono
O outono é uma das quatro estações do ano, começa no dia 21 de setembro e acaba no dia 21 de dezembro.
Nesta época do ano, a chuva apressa-se para chegar! As crianças preparam-se para chapinhar nas poças que se formam no chão. A chuva chega acompanhada do vento que já sopra com uma enorme força. As pessoas agasalham-se com casacos, luvas, e cachecóis pois o frio surge também. As nuvens cobrem o sol e este quer espreitar e aquecer a multidão.
A ventania despe as árvores que ficam com frio. No chão, criam-se montanhas de folhas multicolores. Os garotos apressam-se para se atirarem para cima delas. A vegetação fica murcha e parece estar a morrer. É a natureza!
As castanhas caem dos ouriços. Estamos na época de as comer. São deliciosas! Recolhem-se os marmelos e faz-se a marmelada. Um pão com marmelada é um bom lanche, não acham? É o tempo das vindimas e prova-se o vinho novo. Parece ser bom!
As andorinhas e as cegonhas emigram para países mais quentes e preparam-se para procriar. Os ursos hibernam e outros animais refugiam-se nas suas tocas.
As crianças regressam às aulas e os professores voltam ao seu trabalho. Nesta estação, celebram-se muitas festas, como o S. Martinho onde se comem as castanhas e o Halloween em que as crianças se fantasiam e vão de porta em porta a perguntar "Doçura ou travessura?”. É a tradição!
Para mim o outono é muito especial! Adora as coisas que ele nos traz.
Rodrigo S. Pedro RF4A

O outono
O outono é uma estação do ano que começa a 21 de setembro e termina a 20 de dezembro.
Nesta estação, surgem as primeiras chuvas que fazem poças de água onde as crianças gostam de chapinhar. O frio chega ainda não muito forte. O vento sopra por todo o lado já com mais intensidade. As nuvens começam a tapar o céu e o sol e correm de um lado para o outro, formando figuras engraçadas.
As folhas caem formando tapetes de várias cores: avermelhados, acastanhados e alguns ainda verdes. O chão fica fofo que até nos apetece deitar e rebolar. As árvores ficam nuas, até parece que estão a erguer os braços ao céu.
As andorinhas emigram para países mais quentes para assim poderem alimentar os seus filhos. As cegonhas procuram também terra quentes para construírem novos ninhos. Os esquilos buscam bolotas para se alimentarem.
Chega a altura das vindimas e das desfolhadas. Já se veem as castanhas, os dióspiros tão doces e as nozes, entre outros frutos. Com os marmelos fazem-se marmeladas e compotas que têm um aspeto delicioso.
As crianças regressam à escola muito contentes com o seu material escolar a cheirar a novo. Já se veste agasalhos mais quentes. Em casa já se acendem as lareiras. No S. Martinho faz-se uma grande festa na escola e o cheiro das castanhas, assadas e deliciosas, paira no ar.
Adoro o outono porque é uma estação de cor e cheiro.
Rafael Amorim RF4B

Grandes Autores Portugueses: Manuel António Pina, com as turmas de 4º ano. Participaram nesta atividade as seguintes turmas: FI4A, FI4B, RF4A, RF4B, AG4,


Os alunos leram e ou declamaram textos e poesias deste autor. Foram momentos muito positivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário