segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, pois, neste dia morreram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração surgiu na Catalunha com a seguinte prática: a 23 de abril, dia de S. Jorge, quem comprar um livro recebe em troca uma rosa. Esta tradição já está a ser seguida por vários países.            
Ilustração de Alexandre Rampazo (in Pincellades al Món)

 Este ano de 2012, há também a preocupação nas comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor do tema da tradução. Como diz a diretora geral da UNESCO, Irina Bokova: "Estamos comemorando o 80º aniversário da Index Translationum, a bibliografia mundial de traduções gerida pela UNESCO. Esse instrumento único é uma ferramenta incrível para a divulgação e monitorização de fluxos culturais globais. Confrontado com os números crescentes de publicações, os Estados-membros devem unir esforços para construir um instrumento mais abrangente, eficiente e aberto. Tradução é o primeiro passo para a aproximação dos povos, e é também uma experiência de descentralização, no ensino da diversidade e do diálogo. A tradução é um dos princípios de condução de nossa diversidade criativa, que enriquece cada idioma por meio do contato com os demais". (in mensagem da diretora geral da UNESCO por ocasião do dia Mundial do Livro e dos direitos de autor). 


Para assinalar esta data, a BE realizou sessões de leitura com a obra "O meu primeiro D. Quixote" traduzido por Alice Vieira, direcionadas para o 2º e 3º anos de escolaridade. 
 
A BE organizou também sessões de leitura que foram dinamizadas pelos professores de 4º ano, 15 minutos diários, com a obra "D. Quixote contado às crianças" de Rosa Navarro Durán.



Sem comentários:

Enviar um comentário