segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012

2012 - ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2012 como Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo o contributo das Cooperativas para a redução da pobreza, a geração de emprego e para a integração social.

2012 - ANO EUROPEU DO ENVELHECIMENTO ATIVO E DA SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL
O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia declararam 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações (AEEASG).

 O AEEASG pretende contribuir para a promoção de uma cultura de envelhecimento ativo na Europa convocando valores como a solidariedade, a não discriminação, a independência, a participação, a dignidade, os cuidados e a auto-realização das pessoas idosas, concorrendo para o desenvolvimento harmonioso das sociedades europeias.
Envelhecimento Ativo é definido pela Organização Mundial de Saúde como "o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança", afim de melhorar a qualidade de vida à medida que  as pessoas envelhecem. 
Focaliza-se a atenção, por um lado, para a necessidade do bem estar ao longo da vida e para a possibilidade de cada um poder participar na sociedade de acordo com as suas capacidades, desejos e necessidades e simultaneamente poder usufruir de proteção adequada, segurança e de cuidados necessários. Isto implica otimizar as oportunidades (saúde física, social e mental) permitindo que as pessoas mais velhas possam ter um papel ativo na sociedade, com dignidade e sem qualquer discriminação.
Por outro lado a criação de uma sociedade intergeracional implica a consciência do papel que cada um deve ter na construção de uma sociedade mais justa e na procura de "soluções mais inovadoras" para as novas carreiras de trabalho que agora deverão urgir.

Sem comentários:

Enviar um comentário