segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sessões de leitura - trabalhos das turmas

Outro trabalho resultante das sessões de leitura dinamizadas pela PB foi o teatro de fantoches a partir da história "Os três porquinhos".
Sob a coordenação e supervisão da educadora, a turma do JI2 da EB Aldeia construiu fantoches reciclando materiais; construiu também as casinhas dos porquinhos, a de palha, a de madeira e a de tijolos, explorando e usando diversos materiais - palha, tiras de madeira, bocados de tijolo, cartão. Desta forma, foi possível aos alunos constatar e sentir as texturas e a resistência dos materiais, o que facilitou a compreensão da história, designadamente, o facto do lobo não ter conseguido "atirar pelo ar" a casinha de tijolos, apesar de ter soprado com muita força.
Depois, foram os ensaios. À vez, todas as crianças tiveram oportunidade de experimentar, colocando na mão e manipulando os fantoches, afinando as vozes e reajustando as falas. Deste modo, desenvolveram-se processos de comunicação, ativando saberes e mobilizando capacidades de ação e capacidades discursivas.
Finalmente, a turma convidou a PB e a outra turma do JI e apresentou a história "Os três porquinhos" utilizando os fantoches.Todos aplaudimos e elogiamos o desempenho;


Importava, no entanto, saber se estas crianças se tinham consciencializado para a problemática da extinção do lobo; em jeito de provocação, a PB colocou a seguinte questão: "Então, o lobo é muito mau?". A resposta foi uníssona e ouviu-se um forte NÂO; uma criança acrescentou: "O lobo só é mau nas histórias, na floresta onde vive, ele é muito bom!"

Sem comentários:

Enviar um comentário