sábado, 9 de abril de 2011

Mês da Leitura

Neste Agrupamento de Escolas, as comemorações da leitura estenderam-se durante todo o mês de Março.
Muitas foram as actividades operacionalizadas. Vejamos:
Leituras Luminosas
A PB desenvolveu, em todas as escolas do 1º ciclo e pré-escolar, uma actividade designada de "Leituras Luminosas". Luminosas porque o principal objectivo era o desenvolvimento da compreensão inferencial, o mesmo é dizer, do "fazer-se luz" com a descoberta de sentidos implícitos que há nos textos. Desta luz brota necessariamente uma energia. É essa energia, portadora de sonhos, que transforma os comportamentos sociais de cada um na busca de um mundo melhor e mais feliz.
As obras seleccionadas tinham como cenário a floresta, o bosque, a mata, o jardim. Foi pedido aos alunos que, na presença de um pequeno extracto, respondessem a questões de escolha múltipla justificando a opção apresentada, bem como, uma actividade de expressão plástica, tendo esta como função a antecipação do conteúdo da história que posteriormente a PB iria contar, nas turmas.

Eis os trabalhos enviados à PB
Pré-escolar
1º ano

2º ano

3º ano

4º ano



Depois, a PB foi às turmas apresentar e ler as histórias. Todos puderam clarificar ideias e confrontar as personagens desenhadas. Vejamos o filme:

Sem comentários:

Enviar um comentário